Pular para o conteúdo principal

Brasil tem tarifa de celular mais cara do mundo

O Brasil tem a tarifa de chamadas de celular mais cara do mundo em termos absolutos, apurou a União Internacional de Telecomunicações (UIT) em informe anual sobre o setor. Entre 161 países, o Brasil ocupa a  posição 93, ficando em posição pior que nações como Índia, Colômbia ou Peru.


Em média, o brasileiro paga por um minuto no celular em horário de pico 0,71 dólar entre chamadas pelo mesmo operador. A taxa sobe para 0,74 dólar por minuto nas chamadas entre operadores diferentes. Para a comparação, a UIT usou a taxa média praticada em São Paulo. O custo é três vezes o que se paga para falar ao celular nos Estados Unidos ou em Portugal, de onde vem parte importante dos investidores. Na Espanha, sede da Telefonica, um cidadão paga cinco vezes menos pelo celular que no Brasil. Em Hong Kong, um minuto custa 0,01 dólar fora do horário de pico, ou seja, 70 vezes menos.
Em comparação ao poder aquisitivo, o Brasil seria o quarto mais caro do mundo, superado apenas por Bulgária, Malawi e Nicarágua. No que se refere ao custo de banda larga, a situação nacional é melhor. Apenas 54 países têm taxas mais baratas.

Em termos de telefonia fixa, o país ocupa a posição de número 112 entre os mais caros. E, entre os celulares, levando em conta a renda e o PIB per capita, o Brasil está na posição 117, sem qualquer redução no preço entre 2011 e 2012.  Segundo a UIT, apesar dos preços caros, em 2012 metade da população usava a Web e metade tinha computador em casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steindorff compete no RJ após ganhar título mundial

O lutador gáucho Maicon Steindorff luta dias 17, 24 e 25 de fevereiro, no Rio de Janeiro - Ilha do Governador - depois de conquistar o mundial de Jiu-Jitsu, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Profissional, em janeiro. Com problemas financeiros por falta de patrocínio, o atleta viajará um dia antes da competição e não será acompanhado pelo técnico Bernardo Lopez (Rhonin Jiu-Jitsu). A competição do dia 17 será pelo Ca mpeonato Brasileiro de Luta Olímpica e se ficar entre os três primeiros colocados - Steindorff lutará na categoria até 130 kg, na luta greco-romana - garante o recebimento do bosa-atleta do Governo Federal - no valor de R$ 925,00 por um ano. O bom desempenho também pode garantir a convocação para a seleção brasileira. Já nos dias 24 e 25, a disputa é pelo Sul-Americano de Jiu-Jitsu. O treinador Bernardo Lopez salientou que o lutador irá cumprir uma jornada dura em busca de títulos. "Serão três competições em três dias, mas acredito que conquistaremos me

Steindorff ganha o sul-americano de Jiu Jitsu

Após ganhar o título mundial de Jiu Jitsu, em janeiro, Maicon Steindorff, tem mais uma conquista. No final de fevereiro, tornou-se campeão sul-americano de Jiu Jitsu pela SJJSAF –  Sport Jiu Jitsu International Federation. A disputa aconteceu no Rio de Janeiro, dia 25 de fevereiro. O lutador gaúcho disputou três competições no estado fluminense. No brasileiro de luta olímpica conquistou a quinta colocação.  Pela CBJJO – confederação Brasileira de Jiu Jistu Olímpico – ficou em 4º lugar no sul americano. Para participar da competição, Steindorff superou inúmeras dificuldades. A falta de dinheiro impediu o técnico Bernardo Lopes de ir ao RJ.  A hospedagem foi na casa de amigos da equipe WJJMonte/RJ, que também auxiliaram nas orientações durante as lutas. O desempenho em 2018 pode ser considerado excelente, mesmo diante de empecilhos financeiros. O pensamento do treinador e do atleta passa a ser  o Gran Island , mundial master, que acontece nos Emirados Árabes, em abril. Steindorff

Viaturas recolhidas em Roraima

Por falta de pagamento do IPVA, três viaturas da Policia Militar de Roraima foram recolhidas. A decisão de retirar as viaturas das ruas foi do governo estadual. O pagamento do licenciamento dos veículos, segundo o tenente PM Luiz Carlos, não é responsabilidade da Polícia Militar nem do governo, pois os carros são locados de uma empresa particular.